LR1
O que você
busca?
BUSCAR
Nossa Cidade
postado em 16/09/2014 às 09h16min

Crianças perdidas em mata são encontradas; andarilho é preso

Menores foram encontrados após 32 horas perdidos em uma mata na cidade de Penápolis. Todos estão bem
DA REDAÇÃO, THIAGO ESTEFFANATO - PENÁPOLIS
Tamanho da
Letra
Diminuir Letra Aumentar Letra
Divulgação
Mateus Nelson José capturado por um policial militar e populares

As quatro crianças com idades entre 8 e 12 anos que estavam desaparecidas desde a tarde de sexta-feira (12) foram encontradas na tarde de domingo após ficarem 32 horas perdidas no meio de uma mata na cidade de Penápolis. Um andarilho suspeito de sequestrar os menores foi preso. As causas que motivaram o crime ainda não foram divulgadas pela polícia.

As vítimas formam dois casais de primos. As buscas mobilizaram várias equipes da Polícia Civil e Polícia Militar, além do Conselho Tutelar e parentes das crianças. Também contaram com apoio do helicóptero Águia e unidade de cães farejadores da PM.

Segundo a polícia, por volta de 11h uma moradora que ajudava nas buscas ouviu o grito de uma das crianças e chamou por elas. As vítimas então correram em direção ao grupo que ajudava nas buscas. O suspeito fugiu, mas acabou preso por volta de 16h.

O delegado responsável pelo caso, Jovair Marcos Gruppo, afirmou que as crianças foram encontradas com fome e desidratadas.
"Elas relataram para as mães que ele as convidou para tomar banho e ver peixes no rio. Ele levou uma caixa de bombom. A caixa foi apreendida na beira do rio no sábado", explicou o delegado.

Na manhã de ontem (15) a delegada da Mulher, Maria Salete Cavestré Tondatto, disse que conversou com a menina de 10 anos e o menino de 9 anos. Eles contaram que o homem chegou a dar um tapa neles para que não voltassem para casa, mas em momento algum houve abuso sexual. "Eles falaram que não teve abuso nem com eles e nem viram ele abusar das outras duas crianças", disse a delegada.

Ontem à tarde as duas meninas passariam por exame de corpo de delito mais detalhado no Instituto Médico Legal (IML) em Araçatuba. A delegada disse ainda que ouvirá o depoimento da menina de 8 e o menino de 12 anos nesta manhã (16).

Segundo um conselheiro tutelar que cuidou do caso, a menina de 8 anos permaneceu internada e se queixava de dores na barriga e apresentava vermelhidão na região púbica. O resultado do exame de corpo delito das crianças não foi divulgado.

PRESO
O suspeito, identificado como Mateus Nelson José, 59 anos, foi preso em flagrante por cárcere privado. Ele permanece em prisão preventiva na cadeia de Penápolis.

Em seu depoimento ao delegado Jovair, o pedreiro tentou se colocar como vítima. "Ele diz que as crianças que o convidaram para ir à mata. Falou que tinha meia caixa de bombom e levou para a beira do rio para eles comerem. Escureceu e ele teria pedido para que crianças retornassem. Ele pegou no sono e as crianças ficaram do lado dele e não queriam ir embora. Contou ainda que não fez nada com elas, só as crianças que brigaram entre si", disse o delegado.

O DESAPARECIMENTO
As quatro crianças são moradoras da olaria do Lajeado, na zona rural de Penápolis. Elas desapareceram às 17 horas de sexta-feira. Uma pessoa teria visto os menores saírem do local na companhia do suspeito, que até então era conhecido apenas como "baiano".
Segundo moradores, ele chegou ao local há cinco meses em busca de trabalho. Ele trabalhava na olaria como diarista.

SUSPEITO É INVESTIGADO POR CRIME SEMELHANTE EM BERNARDINO DE CAMPOS

Em pesquisa aos antecedentes criminais do suspeito de sequestrar as quatro crianças, o delegado Jovair Marcos Gruppo descobriu que ele já tinha um mandado de prisão preventiva em aberto do foro de Ipaussu (SP), na região de Assis.

De acordo com publicação do Diário de Justiça, Mateus Nelson José é procurado por seqüestro cometido em Bernardino de Campos (SP). Em 23 de maio de 2009 o pedreiro privou um adolescente de 13 anos de sua liberdade mediante seqüestro numa chácara na zona rural da cidade. Ele foi autuado por crime contra a liberdade individual.

Espalhe essa notícia
|
0 Comentários Comentários
Comentar Comentar
LR1 Siga-nos no Siga-nos no Twitter Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Orkut SRC na WEB   |   Anuncie no Lr 1   |   Fale com o Lr 1   |   Privacidade   |   Faça do Lr 1 a sua página inicial WTC Brasil Todos os direitos reservados - 2010 Jornal O Liberal Regional