LR1
O que você
busca?
BUSCAR
Nossa Cidade
postado em 26/09/2012 às 09h20min

Químicos promovem Encontro Jurídico Nacional

DA REDAÇÃO - ARAÇATUBA
Tamanho da
Letra
Diminuir Letra Aumentar Letra
Divulgação
César Augusto de Mello fala durante o evento, em Santos

Nos dias 20 e 21 de setembro, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar), filiada à Força Sindical e à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico (CNTQ) realizou o XX Encontro dos Advogados da Fequimar e a III Jornada Jurídica conjuntamente, em Santos.

A abertura oficial do evento contou com a presença do presidente da OAB Santos, Rodrigo Lira, presidente da OAB São Paulo, Marcos da Costa, secretário nacional do Trabalho, Manoel Messias e Rosangela Mendes Ribeiro Silva, gerente regional do MTE Santos e com Edson Dias Bicalho, secretário geral da Fequimfar.

Representando o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Fabricação de Álcool, Etanol, Bioetanol e Biocombustível de Araçatuba e Região (Sindalco), esteve presente a advogada Fabiana Cristina Silva, que analisou o Encontro como uma forma muito positiva de discussão de temas de suma importância para classe trabalhadora. "O evento foi muito importante na atual situação que nos encontramos da tensão dogmática no direito sindical, a transição sindical está a cada dia mais em evidência, se fortalecendo, onde existe uma grande necessidade de adequação com as normas anteriores, com a situação atual. O evento foi bastante esclarecedor e nos apontou um norte, superar essa tensão", disse.

Antonio Silvan Oliveira, presidente da CNTQ, falou da importância de eventos em que exista a troca de experiência, para fortalecer cada vez mais a ação do departamento jurídico das entidades sindicais do ramo químico, facilitando a atuação do movimento sindical nas diversas regiões do país. "Essa integração é importante, porque aumenta a nossa força política e nossa unidade de ação, facilitando a luta por mais direitos para o trabalhador", declarou.

"Tradicionalmente, os Encontros Jurídicos são realizados tanto pela Fequimfar, através de seu Encontro dos Advogados, quanto pela CNTQ, através de sua Jornada Jurídica. Esse ano as duas entidades se reuniram para realizar um único grande encontro", comentou Amílcar Albieri Pacheco, consultor jurídico de ambas as entidades.
Palestras
Sergio Luiz Leite, presidente da Fequimfar, destacou que o evento permitiu as discussões das inovações no que se refere à jurisprudência sindical e as possibilidades de ação do sindicato na defesa de seus representados perante o Judiciário e o Ministério Público do Trabalho.

O evento reuniu profissionais da área e dirigentes sindicais de todo o país, representando os segmentos químico, plástico, fertilizantes, abrasivos, cosméticos, tintas e vernizes. Também estiveram presentes advogados, juízes e representantes do Ministério Público.

César Augusto de Mello, consultor jurídico da Fequimfar e CNTQ, disse: "Vivemos num momento de tensão nas interpretações de alguns temas ligados ao mundo do trabalho, conceitos que estão abalados e precisam ser revistos. Neste evento, pudemos ouvir especialistas que, com exposições didáticas e excelente conteúdo, esclareceram ainda mais a temática proposta."

Espalhe essa notícia
|
0 Comentários Comentários
Comentar Comentar
LR1 Siga-nos no Siga-nos no Twitter Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Orkut SRC na WEB   |   Anuncie no Lr 1   |   Fale com o Lr 1   |   Privacidade   |   Faça do Lr 1 a sua página inicial WTC Brasil Todos os direitos reservados - 2010 Jornal O Liberal Regional