LR1
O que você
busca?
BUSCAR
Nossa Cidade
postado em 28/09/2011 às 17h47min

Via Rápida Emprego vai capacitar 2,6 mil pessoas

No Estado de São Paulo, mais de 1.200 inscritos no programa já iniciaram as capacitações
DA REDAÇÃO - ARAÇATUBA
Tamanho da
Letra
Diminuir Letra Aumentar Letra
Leonardo Moreno/O Liberal
QUALIFICAÇÃO - Construção civil precisa de profissionais qualificadas

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia capacitará, até o final deste ano, 2.610 pessoas para o setor da construção civil, em 64 municípios paulistas. A ação é parte do Via Rápida Emprego, programa que oferece qualificação profissional gratuita, por meio de cursos de curta duração a desempregados, jovens carentes, idosos, portadores de deficiência e egressos do sistema penitenciário.





Na região são 120 vagas:


Araçatuba - Pintura e Texturização - 30 vagas
Itapura -       Eletricista Instalador Residencial - 30 vagas
Valparaíso -Eletricista Instalador Residencial - 30 vagas
Lins -            Eletricista Instalador Residencial - 30 vagas


No Estado de São Paulo, mais de 1.200 inscritos no programa já iniciaram as capacitações; outros 570 estão sendo chamados e devem começar às aulas até o final de setembro. Além desses, há ainda 810 vagas disponíveis na capital e em mais 21 cidades da Grande São Paulo e interior. Entre os cursos disponíveis, com convocação prevista para o início de outubro, estão: Pintura e Texturização, Eletricista Instalador e Pedreiro.

“O aquecimento da economia tem gerado muitas oportunidades, principalmente, no setor da construção civil. Cada vez mais as empresas estão abrindo vagas formais, que exigem mão de obra qualificada. A proposta do Via Rápida é facilitar a inserção dos cidadãos que desejam atuar neste segmento”, explica o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa.

As aulas envolvem conhecimentos gerais e específicos. No curso de pedreiro, por exemplo, é possível aprender sobre a construção de fundações, estruturas de alvenaria, aplicação de revestimentos e contrapisos. Os cursos são realizados em Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), por meio do Centro Paula Souza; ou em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Inscrições
Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de SP. As inscrições devem ser realizadas somente pela internet, no site viarapida.sp.gov.br. Os documentos necessários são RG e CPF.

Os candidatos selecionados recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o curso.

Espalhe essa notícia
|
0 Comentários Comentários
Comentar Comentar
LR1 Siga-nos no Siga-nos no Twitter Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Orkut SRC na WEB   |   Anuncie no Lr 1   |   Fale com o Lr 1   |   Privacidade   |   Faça do Lr 1 a sua página inicial WTC Brasil Todos os direitos reservados - 2010 Jornal O Liberal Regional