LR1
O que você
busca?
BUSCAR
Nossa Cidade
postado em 6/07/2011 às 08h26min

Em 2011, 15 casos de meningite já foram registrados em Araçatuba

DA REDAÇÃO, ESTER LEÃO - ARAÇATUBA
Tamanho da
Letra
Diminuir Letra Aumentar Letra

A Prefeitura de Araçatuba informou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), na tarde de segunda-feira (4), que 177 pessoas receberam a medicação no bloqueio contra a meningite meningocócica, realizada no dia 2 de julho. Conforme nota da SMCS, "131 colegas de empresa da paciente A.F.S., 34 anos, que trabalharam no mesmo ambiente no dia em que ela apresentou os sintomas, receberam a medicação. A Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS) informou que, em 2010, foram registrados 42 casos de meningite (cinco por meningocócica), no município. Este ano, 15 casos da doença foram notificados, sendo dois deles por meningocócica. Na quinta-feira (30), a Saúde realizou bloqueios na sala de aula da criança J.O.C., 7 anos, nas residências e junto a outras pessoas com as quais elas também tiveram proximidade, num total de 46 atendidos".

A Secretaria Municipal de Saúde informou que houve melhora do quadro clínico das pacientes, A.F.S e J.O.C. "A mulher foi encaminhada ao setor de isolamento e já está caminhando e a criança permanece na UTI, mas não em isolamento e o quadro febril cessou", segundo informações da Santa Casa. A secretaria esclarece que, "independente da idade, se a pessoa tiver febre, dor de cabeça, vômito, rigidez de nuca, manchas pelo corpo deve procurar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou no Pronto-Socorro, sempre evitando permanecer em lugares fechados".

DOENÇA
A doença meningocócica provoca infecções invasivas graves, como a meningite e a meningococemia e acomete pessoas de todas as faixas etárias, sendo a maior incidência em crianças menores de cinco anos. A enfermeira Lucila Bistaffa de Paula, chefe de serviço da Vigilância Epidemiológica, Lucila Bistaffa, diz que "desde agosto de 2010 o Estado implantou a vacina contra meningo C para crianças menores de dois anos, resultando na diminuição de casos de meningite meningocócica. A doença apresenta sintomas como dor de cabeça, febre, vômito, rigidez de nuca, abaulamento de fontanela (moleira), convulsões e petéquias, pontos vermelhos causados por distúrbios hemorrágicos". Lucila informa que as doses da vacina contra a doença são ministradas, diariamente, nas UBSs, conforme o calendário de vacinação. "A vacina é aplicada em crianças de 0 a 2, sendo dose única para a faixa etária de 1 a 2 anos de idade".

Espalhe essa notícia
|
0 Comentários Comentários
Comentar Comentar
LR1 Siga-nos no Siga-nos no Twitter Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Orkut SRC na WEB   |   Anuncie no Lr 1   |   Fale com o Lr 1   |   Privacidade   |   Faça do Lr 1 a sua página inicial WTC Brasil Todos os direitos reservados - 2010 Jornal O Liberal Regional